O autarca de Freixo de Espada À Cinta reclama a construção da barragem das Ferrarias, após o período de extrema seca que se fez sentir neste concelho, que se destina 80% à agricultura.

“É fundamental apoiar qualquer atividade agrícola, daí um desejo do executivo autárquico para levar em frente o projeto da barragem das Ferrarias”, afirmou Nuno Ferreira, dirigindo-se à diretora Regional de Agricultura e Pesca do Norte (DRAPN), durante a abertura da feira Sabores e Tradições.

“O pedido faz todo o sentido, depois da seca que o país atravessou e das previsões climáticas que já temos conhecimento e sendo este um concelho com uma produção agrícola elevada”, salientou Carla Alves.

Relativamente ao investimento não foram adiantados valores, mas o objetivo do município é candidatar-se a fundos comunitários, para angariação de financiamento através do Programa Comunitário 2030. “Vamos ver o que é possível fazer até à abertura do aviso, que é sobretudo, junto da entidade que tutela a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), apresentar o projeto com o devido estudo prévio, para que ele esteja pronto na altura em que o aviso aberto – para estes novos regadios – possa depois ser candidato”, explicou a diretora da DRAPN.

Ao que tudo indica, a barragem irá ficar entre Fornos e Lagoaça, mas ainda não estão definidos os hectares que vai abranger. O município já avançou com o estudo de viabilidade para a construção do empreendimento hidroagrícola, estando o projeto em fase de conclusão.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider