Foram 39 os restaurantes concorrentes ao Concurso Gastronómico do Bacalhau de Chaves, habilitados a distintos prémios nas categorias de Entrada, Prato Principal, Jovem Talento, Inovação Gastronómica e Prémio do Público.
Durante os três dias de Festival Gastronómico, onde o Bacalhau foi rei à mesa da restauração flaviense, procedeu-se à avaliação dos pratos a concurso pelos respetivos jurados, que tiveram em conta critérios de análise como os ingredientes incluídos na confeção, sabor, apreciação visual, criatividade e inovação.
O vencedor da categoria “Entrada” foi o restaurante Testarossa, com o Prato Rissol de Bacalhau, elaborado pelo Chef Ilídio Vaz.
Na categoria “Prato Principal” e “Inovação Gastronómica” verificou-se um empate, sendo o prémio repartido em partes iguais pelos vencedores de cada categoria, de acordo com as normas do Concurso.
O restaurante Gastrobar venceu nas categorias de “Prato Principal” com a proposta “VIA XVII” e Inovação Gastronómica, com o “Baocalhau à Brás”, confeção da Chef Catarina Nascimento.
O restaurante Míscaro apresentou como “Prato Principal” vencedor Bacalhau confitado, feijão branco e camarão e na categoria da “Inovação Gastronómica” “Coca” de Bacalhau em Massa de Folar, proposta do Chef Mário Neichel Fuertes.
Foi distinguido na categoria “Jovem Talento” o restaurante Tayio Sushi Club, com o prato Freestyle de Bacalhau, apresentação do Chef Gloire Mkelelwa.
O concurso contou ainda com a votação online dos clientes, na escolha do seu prato favorito, dando lugar à categoria “Prémio do Público” que ditou como vencedor o restaurante 3 Pimentas, com o prato Bacalhau Espiritual na Broa, pela mão da Chef Natália Frade Vieira.
A entrega dos prémios será realizada no próximo dia 3 de junho (sexta-feira), pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Jornalista: Sara Teixeira