O ministro da Educação anunciou ontem que a portaria das vagas para a vinculação de mais de 10 mil professores seria publicada até ao final do dia, para o concurso arrancar esta quarta-feira, após a promulgação do diploma.
“Hoje será publicada a portaria das vagas para a vinculação dinâmica dos cerca de 10.500 professores que reúnem os requisitos para vincular este ano e estamos em condições de amanhã abrir o concurso”, afirmou João Costa, em declarações à Lusa.
A informação foi avançada à margem da conferência de imprensa, no Ministério da Educação, em Lisboa.
Recorde-se que ainda esta semana, o Presidente da República promulgou o novo regime de gestão e recrutamento de docentes, aprovado ainda em março pelo Conselho de Ministros.
À mesma agência de notícias, o ministro referiu que “este é um diploma que tem como foco principal a redução da precariedade dos professores”, recordando que, entre a vinculação dinâmica e a chamada “norma-travão”, que já vigorava anteriormente, vão entrar para os quadros do Ministério da Educação cerca de 10.700 professores ainda este ano.
Segundo o novo regime, os professores poderão vincular quando acumularem o equivalente a três anos de serviço, uma alteração que, de acordo com o ministro, permitirá reduzir para metade a precariedade na profissão docente.