Chaves proporciona uma noite muito especial, totalmente dedicada ao maior poeta português, internacionalmente reconhecido e considerado uma das mais célebres figuras da literatura lusófona, Luís Vaz de Camões.
A autarquia flaviense homenageia, assim, o autor de “Os Lusíadas”, através da realização de um concerto de inverno, intitulado de “Camões, a obra e o Homem, de Transmontanos para Transmontanos”, que terá lugar no próximo dia 27 de janeiro, pelas 21h30, no Auditório do Centro Cultural.
A dinamização desta tertúlia poética e musical, é assumida pelo quinteto “Transmonta Brass”, composto por elementos com origens profundas e energéticas em Trás-os-Montes. Sobem a palco Bruno Ribeiro no eufónio, Daniel Pereira no trombone, Mariana Borges e Mário Moreno no trompete, e Vasco Gonçalves na trompa.
Após percorrerem juntos o curso profissional de instrumentista e cada um seguir o seu caminho, os artistas juntam-se, agora, para partilhar a paixão fervorosa pela excelência musical e o desejo de estimular a riqueza da música de câmara. Atualmente erguem-se como uma força musical coletiva, pronta para cativar audiências.
A poucos meses da celebração dos 500 anos do nascimento do autor, a Câmara Municipal recebeu, já, o lançamento do livro “Viajar com… Luís de Camões”, da coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”, editado pela Direção Regional de Cultura do Norte.
Honrado pelos resultados dos recentes estudos e teses que apontam o nascimento de Luís de Camões para a aldeia de Vilar de Nantes, no concelho de Chaves, onde nasceu o seu pai, Simão Vaz de Camões, e viveram os seus avós paternos, conforme documentado nos arquivos da Arquidiocese de Braga, o município tem vindo a trabalhar para enaltecer o poeta e as suas fortes raízes no território.
O espetáculo, de entrada livre, está sujeito à limitação de lugares e carece de levantamento prévio de bilhetes na Biblioteca Municipal, Posto de Turismo de Chaves e Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso.
Jornalista: Lara Torrado