O concelho de Mirandela tem, desde esta segunda-feira, duas equipas de sapadores florestais. A primeira brigada, com cinco elementos, já tinha sido criada, em 2019, pelo município, e agora outra equipa de cinco elementos foi constituída para atuar na freguesia de Mirandela e na União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, que viram ser aprovada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) uma candidatura nesse sentido.
Para além da vocação profissional, centrada na silvicultura e defesa da floresta, esta equipa de sapadores florestais também terá funções na área da prevenção e combate aos incêndios, com a sua afetação designadamente à primeira intervenção em incêndios florestais, apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós-rescaldo.
O presidente da junta de freguesia de Mirandela sublinha “a importância” desta nova equipa, “sobretudo no combate aos incêndios rurais, na sua prevenção, e no trabalho de silvicultura preventiva”, afirma Luís Carlos Soares.
O presidente da União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa entende que a criação desta equipa de sapadores florestais é uma mais-valia. “Temos uma área florestal muito grande e com bastante atividade, porque temos duas zonas de caça, vários apicultores, criadores de gado ovino e caprino e ter uma equipa que nos pode fazer a vigilância da floresta é sempre importante para todos nós porque é um descanso vermos a nossa floresta verde e não uma mancha queimada, será sempre mais uma proteção”, acredita Luís Esteves.
A densa área florestal que estará afeta a esta equipa foi mesmo “o único critério para se avançar para esta parceria, porque é uma das maiores do concelho”, adianta Luís Carlos Soares.
Luís Esteves revela como será feita a distribuição da vigilância ao longo do ano. “Na época de risco de incêndio, a maior parte da vigilância vai ser feita na nossa União de Freguesias, porque temos uma mancha muito grande que vai desde Bronceda até perto de Abreiro. Nos restantes seis meses, o trabalho será repartido pelas duas freguesias”.
A nova equipa de sapadores florestais já está em funções, desde esta segunda-feira, depois dos cinco elementos terem recebido formação específica ministrada pelo ICNF. É fruto de uma candidatura aprovada no valor de 90 mil euros, financiada em cerca de 50 por cento pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
Os restantes encargos serão repartidos entre a junta de freguesia de Mirandela, que suporta o salário de três elementos, e a União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa que paga o vencimento dos restantes dois elementos da equipa.
Jornalista: Fernando Pires