A Comboios de Portugal informa que, desde 1 de julho, tem disponível o novo Passe Ferroviário Nacional que estará válido para utilização a partir de 1 de agosto. O passe tem um valor mensal de 49 euros e já pode ser requisitado em qualquer bilheteira da CP.
O passe abrange todas as viagens efetuadas nos comboios regionais em todo o território nacional (não sendo aplicável aos comboios inter-regionais e urbanos) independentemente do ponto de partida ou destino.
Desta forma, este passe dá a possibilidade, aos cidadãos, de viajar sem limitações de horários ou restrições de períodos de alta procura, oferecendo, assim, “uma opção de transporte mais económica e ambientalmente amigável, permitindo aos titulares do passe uma locomoção conveniente e flexível em todo o país”, como refere o comunicado enviado ao Canal N.
Pedro Moreira, Presidente da CP, declara que “este passe é fruto do trabalho empenhado, durante vários meses, da equipa da CP que esteve por detrás do desenvolvimento deste novo produto, acreditando que esta medida é um avanço significativo no compromisso da CP em fomentar a mobilidade sustentável, incentivando a utilização de transportes coletivos e promovendo uma alternativa de transporte com menor impacto ambiental, auxiliando assim na redução de emissões de gases de efeito estufa e no combate às alterações climáticas.”
Além disso, o Passe Ferroviário Nacional representa uma ação crucial para a coesão territorial. Neste sentido, Pedro Moreira salienta que “ao proporcionar mobilidade acessível em todas as regiões do país, a CP está a promover a igualdade de oportunidades, facilitamos o fluxo de pessoas, contribuindo assim para um desenvolvimento socioeconómico equilibrado”.
Jornalista: Lara Torrado