Foi anunciado ontem, dia 8 de julho, a nova campanha de 2023 do Comboio Histórico do Douro que vai passar ter um maior número de circulações, o que permitirá que mais pessoas possam desfrutar da beleza singular da região. Ao todo, o comboio passará a ter três viagens previstas por semana.
À margem da apresentação da nova campanha de 2023, no Museu do Douro, em Peso da Régua, Pedro Moreira, presidente da Comboios de Portugal, referiu, à comunicação social, que “vamos aumentar o número de serviços comparativamente aos anos anteriores” e explica que “em vez de dois serviços por semana, ao sábado e ao domingo, vamos passar a fazer três”.
Desta forma, haverá mais uma viagem, à quarta-feira, pela Linha Ferroviária do Douro. “No total pensamos que pode ir até aos 55 serviços, porque vamos prolongar para além do período que estava previsto”, salientou Pedro Moreira. Assim sendo, confirmadas estão 47 viagens.
Aos jornalistas, o presidente da CP referiu, ainda, que a empresa está a reformular serviços de turismo, e especificou que, no caso da Linha do Douro, foi realizada uma parceria com os municípios do Peso da Régua, de Alijó e Carrazeda de Ansiães.
A bordo do comboio e durante as viagens, serão oferecidos, para degustação, produtos como vinho do Porto, moscatel de Favaios e doces tradicionais, de forma a demonstrar, aos passageiros, o que de melhor se produz na região.
De acordo com Pedro Moreira, este serviço “tem esgotado muito rapidamente” e atrai, não só portugueses de todo o país, mas, também, estrangeiros.
A nova temporada do Comboio Histórico do Douro surge como uma iniciativa que reforça a valorização e promoção da região do Douro, do seu património histórico e cultural, contribuindo para o turismo e desenvolvimento local.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Roteiro do Douro