Já chegaram à sede da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, em Bragança, as 36 mil máscaras cirúrgicas que esta entidade adquiriu para distribuir, principalmente, pelas infraestruturas que têm a seu cargo idosos institucionalizados.
Trata-se de equipamento que, num primeiro levantamento, foi identificado como essencial para atuar no campo da contenção e prevenção do novo Coronavírus junto de profissionais e utentes destas instituições.
As máscaras vão ser entregues às Câmaras Municipais dos concelhos que integram a CIM das Terras de Trás-os-Montes, que farão a distribuição das mesmas em função das necessidades. A prioridade são as IPSS e lares de idosos privados dos nove concelhos.
Recorde-se que a CIM das Terras de Trás-os-Montes integra os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimoso e Vinhais e que assumiu como prioritário, no seu plano de combate à COVID-19 o apoio à população idosa e aos seus cuidadores. É nesse sentido que tem vindo a desenvolver contactos e esforços permanentes juntos das entidades de saúde pública e da Segurança Social. Um trabalho colaborativo que se traduz na identificação de necessidades, no acompanhamento do evoluir da situação e eficácia das respostas.