Dois autocarros do território da CIM Douro saiem hoje para Varsóvia, na Polónia, em busca de cerca de 100 cidadãos ucranianos que vão ser acolhidos nos concelhos da região, disse em comunicado a Comunidade Intermunicipal.
A iniciativa, desencadeada em coordenação com a Secretaria de Estado das Migrações, surge depois de a CIMDOURO ter manifestado disponibilidade para acolher cerca de 400 refugiados do conflito na Ucrânia.
Segundo a CIM à espera dos autocarros vai estar o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que se encontra em Varsóvia, e que “garantirá que cerca de 100 cidadãos ucranianos, maioritariamente mulheres e crianças, chegarão, na próxima semana, ao Douro”.
“Os 19 Municípios que integram a CIMDOURO estão devidamente preparados para os acolher e integrar nos seus territórios, estando a ser criada já uma rede de apoio dos Gabinetes de Ação Social regional que garanta a receção e todas as condições para o correto acompanhamento às mães e crianças que fogem desta guerra que assola a Ucrânia”, pode ler-se.
No âmbito da campanha “Somos Ucrânia” a comunidade intermunicipal acrescenta que “está a ser ultimado, em coordenação com o Consulado da Ucrânia no Porto, o maior corredor de ajuda humanitária, com bens essenciais, alimentos, medicamentos e roupas para serem levados até à fronteira da Ucrânia na próxima semana”.
Num ato de solidariedade e envolvimento dos concelhos da CIMDOURO, o Centro Multiusos de Lamego foi o centro de operações, de onde vai partir mais de uma dezena de camiões com toneladas de produtos para a Ucrânia.
O processo logístico “envolveu todas as comunidades da CIMDOURO, contou com o dinamismo dos municípios e a ajuda direta de várias dezenas de voluntários”, concretiza.
Jornalista: Sara Teixeira // Foto: Louisa GOULIAMAKI / AFP