O Centro de Recolha Oficial de Animais de Chaves (CROAC) teve um investimento superior a 630 mil euros e abre portas a 14 de outubro.
O CROAC vai permitir que a autarquia possa “cumprir com as suas obrigações em termos de gestão de animais errantes, num espaço que garante condições dignas de alojamento e acolhimento”, explica em comunicado.
O Centro está localizado junto ao Mercado de Gado, com uma área coberta de aproximadamente 800 m2, em duas unidades edificadas, uma destinada ao acolhimento dos animais e outra destinada a diferentes serviços e valências.
Possui 36 unidades que podem alojar até 144 animais, o CROAC conta ainda com uma sala para cirurgia de esterilização, uma sala de profilaxia, uma sala para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e socialização de animais e um espaço de quarentena com duas boxes de isolamento.
De acordo com o município, o espaço reúne “todas as condições para que os animais possam ser recolhidos, recuperados, tratados, identificados, esterilizados e encaminhados para uma adoção responsável”.
O investimento ultrapassa os 630 mil euros, com um financiamento de 200 mil euros, atribuído pelo ICNF, I.P., no âmbito do AVISO 1/2021/ICNF/DBEAC – Programa de concessão de incentivos financeiros para a construção e a modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia (CRO).
Jornalista: Rita Teixeira