Desde 2022 que o município de Chaves constituiu-se parceiro da GNR, através da assinatura de um protocolo de cooperação para desenvolvimento de um programa de sessões de hipoterapia, no picadeiro do Quartel.
No sentido de reforçar a capacidade logística, foi assinado ontem, dia 19 de setembro, “um contrato de comodato de um equipamento móvel para transporte de cavalos, que será afeto à Esquadra de Cavalaria de Chaves”, divulgou a autarquia.
Segundo o comunicado, enviado à redação do Canal N, este novo acordo “consiste na cedência de um atrelado pela autarquia à GNR, dando continuidade ao projeto de hipoterapia, que ao longo de 13 meses já proporcionou 94 sessões, envolvendo mais de seis centenas de utentes de cinco instituições do concelho, consolidando as expectativas que estiveram na génese da cooperação institucional”, explica.
Para o autarca flaviense “este é um projeto de grande valor social, tendo em conta o serviço público desenvolvido na criação de novas respostas às necessidades. Mais do que números e custos associados o importante é valorizar a vontade e a capacidade de mobilizar recursos, identificar, diagnosticar, construir soluções e fazer pontes para uma integração plena”, refere Nuno Vaz.
O novo equipamento disponibilizado para o projeto tem como finalidades ser utilizado nas atividades relacionadas com as sessões de hipoterapia, bem como potenciar a capacidade de projeção dos solípedes na Zona de Ação da Esquadra, através do empenhamento operacional do patrulhamento a cavalo.
Jornalista: Rita Teixeira