Chaves foi escolhido para ser palco da “1º Conferência Internacional Multidisciplinar da Saúde”, que decorreu hoje, no Forte de São Francisco.
A iniciativa, organizada pelo Instituto Superior de Saúde em parceria com o Centro Internacional de Ensino e Investigação Fernão de Magalhães, teve como principal objetivo “procurar soluções subordinadas aos cuidados paliativos, com experiências além-fronteiras”, menciona a nota de imprensa enviada ao Canal N.
O autarca de Chaves, Nuno Vaz destacou, na sessão de abertura, a importância da discussão e aprendizagem no domínio dos cuidados paliativos. “Esta é uma área muito difícil, sendo primordial garantir que nessa fase de vida existam as melhores respostas, mais capazes, mais competentes e mais adequadas a cada situação”. Para que isso aconteça Nuno Vaz acredita que “são importantes infraestruturas e recursos, mas, sobretudo, os recursos humanos, com competências adequadas para que efetivamente haja uma relação adequada a cada situação, o mais perfeita possível, de forma a dignificar a voda e a prevenir o alívio do sofrimento”.
Na sessão de abertura estiveram presentes o presidente do Instituto Superior de Saúde, Fausto Amaro, o representante da Bastonária Ordem dos Enfermeiros, Leonel Fernandes, o Tenente Alcalde do Ayuntamiento de Verin, Gerardo Seoane, o presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos, Rui Sousa Silva, e o presidente da Soecidade Galega de Cuidados Paliativos, Marcelino Mosquera.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Chaves