O município de Chaves vai iniciar a recolha de biorresíduos em áreas urbanas, colocando 400 contentores, em mais de uma dezena de freguesias do concelho, que vão funcionar através de um cartão eletrónico.
Através do Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos, apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), a autarquia flaviense vai proceder “à recolha de biorresíduos nas áreas urbanas e periurbanas, permitindo, assim, alargar práticas mais sustentáveis em todo o território”, refere em comunicado.
De acordo com o município, nas freguesias rurais, os resíduos orgânicos já são habitualmente utilizados pela população para compostagem/fertilizante ou para alimentação de animais, ações de grande valor ambiental, que proporcionam o aproveitamento benéfico dos mesmos, contribuindo para a economia circular.
“Com o objetivo de transferir estas boas práticas para a população mais urbana, e para depósito dos resíduos alimentares produzidos nas habitações e nos setores da restauração, comércio e serviços, serão colocados estrategicamente contentores próprios, de tampa castanha, devidamente identificados”, explica.
As zonas que serão abrangidas integram as freguesias urbanas e confinantes, nomeadamente Faiões; Madalena e Samaiões; Outeiro Seco; Santa Cruz Trindade e Sanjurge; Santa Maria Maior; Santo Estêvão; Vale de Anta; Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras; Vila Verde da Raia e Vilar de Nantes.
O acesso a estes contentores será efetuado através de um cartão, de modo a assegurar uma separação correta e eficaz, evitando assim a contaminação com outros resíduos. Para aderir a este serviço, gratuito, deve solicitar o seu cartão na Divisão de Ambiente, sita na Rua 1º de Dezembro.
A autarquia recorda que “a separação destes resíduos, que ocupam cerca de 37% do caixote do “lixo comum”, irá promover a redução do tratamento de resíduos indiferenciados, através de uma gestão mais eficiente”.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo