O município associa-se à iniciativa “Hora do Planeta” e vai desligar a iluminação exterior de vários monumentos emblemáticos durante uma hora.
A Ponte Romana de Trajano, a Torre de Menagem, o Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, o Jardim do Bacalhau e a Biblioteca Municipal vão ser alguns dos edifícios que vão sofrer um apagão, no sábado, entre as 20h30 e 21h30, mas por uma boa causa.
A iniciativa “Hora do Planeta” – promovida desde 2007 pela organização WWF – World Wide Fund for Nature, Fundo Mundial para a Natureza – pretende conscientizar a população sobre a necessidade de combater as mudanças climáticas causadas pelo uso excessivo de recursos.
Já não é a primeira vez que a cidade de Chaves participa neste projeto e convida os cidadãos, empresas, governos e comunidades a desligar as luzes “em prol da defesa do ambiente e do combate ao aquecimento global, pretendendo ser uma fonte de educação para a cidadania, sensibilizando para a necessidade de alterar comportamentos que potenciem a diminuição da utilização da eletricidade, bem como, o incremento da utilização de fontes de energia renováveis e sustentáveis”, explica a autarquia em comunicado.
Recorde-se que a “Hora do Planeta” é hoje a maior ação ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas, em mais de 192 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.
Na mesma nota, o município refere que será ainda desenvolvida uma outra atividade com a comunidade escolar, que será uma plantação de árvores nas escolas do concelho.
Por: Jéssica Fontes
Texto editado por Rita Teixeira (Jornalista)