O município de Chaves assinou um protocolo com a Guarda Nacional Republicana para a execução de sessões de hipoterapia no picadeiro do Quartel da GNR de Chaves.
O protocolo envolve a cedência do cavalo e picadeiro para as sessões de hipoterapia, que segundo a autarquia, a partir de agora vão contar com o trabalho de técnicos, educadores e terapeutas.
Ao município cabe toda a logística de transporte e manutenção e articular com as IPSS’s e as Escolas, a identificação e encaminhamento dos potenciais beneficiários.
“É um privilégio ter disponível em Chaves esta resposta específica, que resulta de uma visão integrada, abrangente e humana, cujos objetivos se encontram centrados no ganho que estas sessões podem ter nos seus destinatários”, referiu o autarca, Nuno Vaz.
As sessões de hipoterapia envolvem o tratador do cavalo, que foi treinado especificamente para o efeito, e os terapeutas, sendo que este método terapêutico recorre à interação com cavalos para melhorar ou desenvolver o funcionamento cognitivo, emocional ou fisiológico de pessoas com limitações, com resultados muito positivos.
O protocolo foi assinado, na passada quinta-feira, pelo Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, e o coronel João Brito, comandante do Comando Territorial de Vila Real da GNR.
Recorde-se que, este projeto já tinha sido iniciado em junho de 2020, mas só agora é que foi implementado.
Jornalista: Rita Teixeira