Como já é habitual, no terceiro fim de semana do mês de agosto a cidade de Chaves regressa ao Império de Tito Flávio Vespasiano, através do mercado galaico-romano “Festa dos Povos em Aquae Flaviae”.
De 18 a 20 de agosto, decorrem várias atividades socioculturais, “sendo o mercado galaico-romano o palco principal para iguarias gastronómicas, manjares, festim de bebidas, saberes ancestrais, simulações bélicas (luta entre gladiadores, luta galhofa e jogo com varapaus), recriações mitológicas, interpretações musicais, bailados, circus maximus e cortejos”, explica o município.
Durante os três dias estarão representados os povos galaicos, legionários, gladiadores, senadores, músicos, bailarinos, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, numa azáfama constante de episódios que retratarão o quotidiano de Aquae Flaviae e onde decorrerão as mais variadas atividades socioculturais.
As inscrições para aqueles que pretendem participar na exposição ou venda de produtos, durante os três dias do evento – nomeadamente artesãos, mercadores, produtores, associações ou juntas de freguesias – já podem realizar a inscrição até ao próximo dia 16 de junho. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site do município.
A iniciativa, organizada pela Câmara de Chaves e a EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, tem atraído milhares de visitantes a Aquae Flaviae, nome com que os romanos batizaram a cidade.
Jornalista: Rita Teixeira