Para assinalar o Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o AquaValor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água em parceria com o IPB – Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar e o Município de Chaves, dinamizaram um conjunto de atividades temáticas para os Agrupamentos de Escolas do Alto Tâmega.

Segundo o município a iniciativa contou com a participação de 890 alunos de diferentes níveis de ensino.

“Com aposta no conhecimento, para estimular e envolver os jovens munícipes no mundo da ciência, e um programa diversificado, através da “Academia de Termalismo”, 350 estudantes de escolas secundárias do concelho deslocaram-se às instalações do AquaValor para experienciarem atividades de investigação científica, em visitas laboratoriais”, refere a autarquia.

No decorrer das comemorações foi ainda desenvolvido um Webinar intitulado “Água Subterrânea”, mote escolhido pela ONU para assinalar esta data.

Dividido em três sessões pedagógicas, com horários e conteúdos adaptados a cada ciclo de ensino, as conferências serviram de ponte entre as entidades organizadoras e as escolas.

O Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, lançou, também, um desafio de reflexão sobre o uso da água de forma racional, ponderada e inteligente. “É tempo de agir, tempo de proteger o ambiente e tempo de proteger Chaves, a nossa terra”, sublinha.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider