O Município vai assinalar os 500 anos do nascimento de Camões com atividades dirigidas a todos os flavienses. As iniciativas desportivas e culturais decorrerão ao longo do dia 10 de junho – Dia de Portugal e de Camões – em Vilar de Nantes e no Jardim do Tabolado, em Chaves.
A participação, à exceção da caminhada, cuja inscrição é obrigatória através do link https://bit.ly/3WYPv4f, é livre nos restantes eventos comemorativos.
Os diversos eventos preparados pretendem evidenciar a memória e o legado do grande poeta Luís Vaz de Camões, considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona e universal, dando destaque aos seus antepassados que viveram em Vilar de Nantes.
Os fortes indícios que indicavam que os seus avós paternos residiram, nos inícios do século XVI, no concelho de Chaves, vêm-se consolidando, sendo muito provável que a antiga Aquae Flaviae tenha mesmo sido berço de Camões e tenha dado chão aos seus primeiros passos.
Recorde-se que os Flavienses deram o nome do grande poeta à sua mais importantes Praça, situada junto ao Paço do primeiro Duque de Bragança, os Paços do Concelho e a Igreja Matriz, situada bem no coração do centro histórico, evidenciando a ligação antiga que a cidade e Vilar de Nantes têm com a memória de Camões.
PROGRAMA
09h00 | 3.ª EDIÇÃO DA CAMINHADA “CAMÕES. CAMINHADA PELO BRUNHEIRO”
13h00 | TERTÚLIA NA TERRA DO POETA
17h00 | FESTIVAL DA JUVENTUDE – NOVOS POETAS
22h00 | CONCERTO “CHAVES, BERÇO DE CAMÕES”