O município de Chaves vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de setembro, com um conjunto de atividades, com o objetivo de enaltecer o valor cultural, social e económico do setor em Chaves.
Durante a manhã desta sexta-feira, com início pelas 10h30, será promovida uma caminhada na Ecovia Internacional do Tâmega e Corgo, com a duração de aproximadamente uma hora. A concentração terá lugar junto às Piscinas Municipais.
Da parte de tarde, a partir do Posto de Turismo de Chaves, pelas 14h30, terá lugar uma visita guiada à cidade, para explorar a cultura, a história e a arquitetura. Ambas as atividades serão gratuitas, mas carecem de inscrição prévia. Os interessados deverão proceder à sua inscrição no Posto de Turismo de Chaves (na Praça de Camões) ou através dos seguintes contactos: [email protected] | 276 348 180.
Neste dia, os interessados poderão também aproveitar a oportunidade para visitar a rede museológica do concelho, tendo em conta o caracter de gratuidade praticada ao longo do ano, no Museu das Termas Medicinais Romanas, Museu da Região Flaviense, Museu Ferroviário, Torre do Castelo de Chaves, Casa-Museu João Vieira em Vidago e Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, este último aos domingos de manhã, para residentes nacionais.
“O concelho é detentor de um património histórico-cultural riquíssimo, com elevada expressão nos vários espaços museológicos, podendo ser uma ponte entre a cultura local e a cultura global, tendo vindo a registar, nos últimos anos, um elevado incremento de visitantes” refere a autarquia em comunicado enviado à redação do Canal N.
O Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro. Este dia visa mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
“Turismo e Paz” é o tema escolhido para celebrar, este ano, o Dia Mundial do Turismo, unindo dois temas extremamente significativos: o turismo como a representação de uma ponte para a difusão do entendimento, a cooperação, a tolerância e o respeito entre todas as nações. E a paz, como um meio para garantir que as pessoas se possam desenvolver plenamente num ambiente positivo, onde possam conviver em harmonia com outros indivíduos.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N / Arquivo