A autarquia flaviense definiu como eixo prioritário o Plano de Ação Social. Tornou a cidade mais inclusiva através de obras de requalificação de infraestruturas na habitação social e implementou projetos no mesmo âmbito.

Cerca de 3.500,000 milhões de euros foi o investimento total das intervenções realizadas com o apoio dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento. Segundo o município, a empreitada de beneficiação contemplou a reabilitação do Bairro Social de Casa dos Montes, no qual foram intervencionados 11 edifícios de habitação coletiva – garantindo melhores condições de habitabilidade em 57 fogos -, e a requalificação de 13 habitações no Bairro Social dos Fortes, tornando-os mais condignos e confortáveis.

Chaves afirma-se “como um concelho em que ninguém fica para trás, com a igualdade de oportunidades, independentemente da condição de vida, mantendo um olhar diferenciado para os mais vulneráveis”, lê-se na mesma nota.

Neste contexto foram promovidas ações e projetos dirigidos a diferentes públicos-alvo, como “Cultura para Todos – A Criatividade Eleva o Espírito, Agita Outros Mundos” e os “Ateliers para a Vida”.

Os testemunhos das pessoas abrangidas pelos apoios e projetos foram recolhidos e podem ser vizualizados num vídeo, partilhado pelo município, intitulado de “Olhares que contam histórias“.

De referir que a promoção dos projetos e investimentos foram realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, sendo que “Chaves, uma cidade mais inclusiva” foi uma ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider