O Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável vai ter um centro de competência que é exclusivamente dedicado ao envelhecimento. O Instituto de Emprego e Formação Profissional- IEFP vai dar formações para quem cuide de idosos.
Em declarações à agência Lusa, Nuno Silva Marques, coordenador do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, adiantou que o centro de competências estará “em breve” a funcionar, acrescentando que “é um centro que vai formar e capacitar cuidadores de idosos”.
De acordo com o mesmo, com a criação do centro será “mais fácil e rápido” prevenir o impacto do envelhecimento nas próximas décadas.
“Nas próximas duas décadas nós vamos ter o maior impacto em termos da nossa pirâmide etária, em termos demográficos, numa redução da população ativa e no aumento da população acima de 65 anos” explicou Nuno.
Comparou os tempos de antigamente com hoje em dia, explicando que, hoje em dia, as pessoas entre os 65 e os 75 anos chegam à velhice de forma diferente do que há 20 anos. “Ainda estão muito ativas, ainda dão um contributo enorme à sociedade” e, por esse mesmo motivo “não podem ser minimamente desvalorizadas”.
Jornalista: Lara Torrado