Coligação Democrática Unitária pede ajuda ao Governo para mitigar os efeitos da seca no concelho de Bragança, uma vez que é um dos que mais sofre em termos agrícolas.
Em comunicado enviado ao Canal N, a CDU refere que “o abastecimento de água é crucial para lidar com a ocorrência cada vez mais frequente de longos períodos de seca” de forma a que esta seja mitigada. A água, especialmente no distrito de Bragança, desempenha “um papel fundamental” no que toca ao desenvolvimento agrícola e pecuário e é, também, “necessário investir na ampliação de infraestruturas hidroagrícolas para “impulsionar a economia local”.
Posto isto, a Coligação Democrática Unitária acredita que é crucial que o Governo realize intervenções visando a melhoria da eficiência dos equipamentos já existentes e invista em novos projetos que protejam as regiões mais vulneráveis às condições prolongadas de seca. “Infelizmente, a ausência destes investimentos impediu o aproveitamento pleno das recentes chuvas intensas que ocorrem no concelho” menciona a nota de imprensa.
Tendo em conta a situação da Barragem de Gostei, que apresenta perdas de água continuas, o partido frisa que esta precisa, rapidamente, de obras de reabilitação.
Assim sendo, reunida no dia 29 de junho, a Assembleia Municipal de Bragança delibera que é necessário instar o Governo e o Ministério da Agricultura e da Alimentação a desbloquear tais investimentos, “permitindo a expansão do abastecimento de água no concelho para enfrentar agravamentos nos períodos da seca prolongada”.
Jornalista: Lara Torrado