Em causa está a falta de recolha de lixo nos meses de verão, sendo o cenário “contentores a abarrotar”, diz a CDU de Mogadouro.

A CDU divulgou, esta segunda-feira, um comunicado onde exige medidas urgentes à Câmara Municipal de Mogadouro, para a recolha de lixos domésticos e denuncia o crescimento de lixeiras na Zona Industrial da vila.

O partido começa por referir que em “julho e agosto, na vila e nas freguesias, não são tomadas medidas concretas para a recolha de lixos domésticos, sendo fácil de verificar o triste espetáculo de contentores a abarrotar, um verdadeiro cartão-de-visita aliás, quando se pretende investir no reforço do turismo no concelho de Mogadouro”, explica.

Recorda ainda que “estando a ser implementado a nível nacional um programa de recolha selecionada de resíduos domésticos, seria importante que o município de Mogadouro junto da Resíduos do Nordeste e a CIM-TTM verificassem de que forma será a implementação deste plano” e qual a proposta que será apresentada em concreto para a vila transmontana.

Na mesma nota denuncia também o crescimento de lixeiras na Zona Industrial de Mogadouro, na Serra da Castanheira, e outros locais. “É necessário identificar a existência das lixeiras a céu aberto, aliás espalhadas um pouco por todo o concelho, desde cascalho, pneus, frigoríficos, sanitas e outros materiais”, afirma, sublinhando que o município tem um ecoponto e que “não se percebe esta falta de dinâmica e de proteção do meio ambiente”.

A CDU recorda ainda que nas últimas eleições autárquicas, propôs a criação de brigadas de limpeza e recolha de resíduos sólidos nas estradas municipais e ainda a concretização de uma campanha de sensibilização da população para a reciclagem dos lixos.

Esclarece que nesse sentido que remeteu, em maio, “um pedido de esclarecimentos ao executivo municipal questionando quais as medidas concretas previstas para fazer face ao descrito (…) e não recebeu até ao momento qualquer resposta por parte do executivo municipal”, conclui.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider