A CCDR NORTE pretende lançar, até ao fim de setembro, avisos correspondentes a 40% do orçamento do Programa NORTE 2030, no montante de cerca de 1,36 mil milhões de euros.

Além disto, segundo António Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, “até ao final deste ano, 50% da dotação do NORTE 2030 deverá estar lançada”, o que equivale a 1,7 mil milhões de Euros. 

A CCDR-NORTE está a realizar uma ronda de encontros com as Comunidades Intermunicipais da Região e com a Área Metropolitana do Porto, onde têm sido abordadas várias temáticas, como o novo Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT-NORTE), a revisão dos Planos Diretores Municipais (PDM), o novo Plano de Ação Regional para a Cultura e as oportunidades de financiamento do NORTE 2030. 

Paralelamente, têm sido apresentadas medidas para a reorganização e modernização da agricultura e da cultura, competências que a CCDR NORTE integrou recentemente. Lembrando que são “muito grandes os níveis de exigência para o cumprimento do Programa NORTE 2030”, António Cunha fez um “balanço positivo destes encontros”, que considera “um processo de interação, auscultação, discussão e análise”, mas igualmente pedagógico. Sublinhando o “contexto de transparência e de rigor” e um “quadro regulamentar exigente”, recordou que a CCDR NORTE assumirá, sempre que possível, uma postura auxiliadora neste processo.

Slider