A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR Norte) lançou oficialmente, a segunda edição do Prémio Vinha Douro, iniciativa que pretende distinguir boas práticas agrícolas e ambientais nas vinhas do Douro e valorizar o papel dos viticultores na preservação desta paisagem única.
As candidaturas estão abertas até 15 de outubro e devem ser feitas online através do site premiovinhadouro.pt. A entrega dos prémios terá lugar a 14 de dezembro, durante as comemorações dos 24 anos da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO.
Serão atribuídos dois prémios, com base na dimensão das explorações (até ou acima de cinco hectares). Podem concorrer produtores individuais, cooperativas e associações representativas.
Na apresentação da iniciativa, que decorreu na Quinta das Carvalhas – uma das premiadas na edição anterior –, o presidente da CCDR Norte, António Cunha, destacou o prémio como um “tributo ao esforço e dedicação de gerações de viticultores”, e um incentivo à continuidade da viticultura duriense como símbolo de tradição e sustentabilidade.
O prémio é promovido pela CCDR Norte, através da Missão Douro, e conta com a parceria da UTAD, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), da ADVID, da ProDouro e da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.
Jornalista: Micaela Costa