Entre os dias 17 e 19 de maio, Miranda do Douro vai ser palco da recriação da “Guerra do Mirandum”, um dos episódios mais trágicos da história da cidade do Nordeste Transmontano. As inscrições para os expositores já se encontram abertas e decorrem até 26 de abril.

No ano em que se assinalam os 262 anos da destruição do Castelo de Miranda do Douro (8 de maio de 1762), a autarquia mirandesa vai promover a recriação histórica da “Guerra do Mirandum”.

Localizado em pleno coração da cidade, o Castelo é o palco desta iniciativa onde terá, ao seu redor, um mercado em permanência com várias atividades lúdicas, com música, canto, dança, malabarismo e acrobacias, jogos e treinos.

Nesses dias, quem visitar o espaço pode usufruir das tendas e tabernas disponíveis para provar a gastronomia da cidade mirandesa, onde terão também a oportunidade de conhecer as personagens que vão cruzar o recinto.

Miranda do Douro volta a embarcar numa viagem ao passado para reviver os heroísmos e as fatalidades da Guerra do Mirandum, “recriando o século XVIII com a ambientação barroca, mercado popular da época e onde se revivem as peripécias de uma guerra que foi mais de guerrilhas e menos de batalhas em campo aberto, onde pesaram menos as estratégias militares tradicionais, mas onde imperou a guerrilha dos milicianos e o valor dos camponeses” refere o município em comunicado.

Durante os três dias vão-se viver momentos de grandes espetáculos, como é o caso das arruadas com gaitas de foles acompanhadas pelos bombos e caixas ou, para os amantes do drama, algumas peças de teatro.

Para os interessados em expor os seus produtos, já se encontram abertas as inscrições para participar no evento. As inscrições podem ser feitas através do preenchimento da ficha de inscrição e devem entregar no Balcão único da Câmara Municipal, até ao dia 26 de abril.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Fortalezas da Raia

Slider