O coletivo de Juízes do Tribunal de Bragança condenou, esta sexta-feira, os quatro réus do processo que ficou conhecido como “Semente em Pó”, (acusados de pertencerem a uma rede de tráfico de droga com epicentro em Mirandela), mas apenas Vítor Soares (conhecido por Vitó companheiro de Sónia Jesus, ex-concorrente do Big Brother), vai ter de cumprir uma pena de três anos de prisão pelos crimes de tráfico de droga.
Os restantes três réus, apesar de condenados, viram a execução das respetivas penas suspensas.
Por já ter cumprido mais de um ano de prisão preventiva, Vitó vai cumprir o resto da pena no domicílio, com recurso a vigilância eletrónica.
Sandra Pinto, de Mirandela, foi condenada a três anos e seis meses de prisão, mas fica com a pena suspensa por igual período, ficando obrigada a tratamento.
Amílcar Teixeira, também natural de Mirandela, foi condenado a 4 anos e seis meses de prisão, com a pena suspensa por igual período, estando também obrigado a efetuar tratamento.
Finalmente, Júlio Carvalho, de Boticas, o único que não estava em prisão preventiva, foi condenado a dois anos de prisão, com a pena suspensa por igual período.
Os réus estavam acusados dos crimes de tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida, mas acabaram condenados por um crime de tráfico de droga de menor gravidade.
Três estavam em prisão preventiva, desde junho de 2022: Sandra Pinto, Amílcar Teixeira, e Vítor Soares.
Jorge Figueiredo, marido de Sandra Pinto, também era arguido neste processo, e também aguardava julgamento em prisão, mas veio a falecer, no dia 18 de maio deste ano, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
Jornalista: Fernando Pires