O município de Alijó vai inaugurar o Centro de Mostra e Amostra de Produtos Endógenos, que vai funcionar no edifício histórico da Casa dos Noura, situado no centro da vila, no próximo dia oito de abril, às 18 horas. 

Em simultâneo, será inaugurada a exposição “Quatro Paredes Caiadas”, da prestigiada artista Joana Vasconcelos, que estará presente no evento com 15 peças. 

A iniciativa pretende disponibilizar aos visitantes uma oferta que habitualmente encontram apenas nos grandes centros, contribuindo também para o aumento da visibilidade nacional e além-fronteiras do novo equipamento e do território de Alijó.

A cerimónia vai contar com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira. 

“O Centro de Mostra e Amostra de Produtos Endógenos será palco principal daquilo que de melhor se produz no concelho de Alijó, nomeadamente vinhos, azeites, mel e artesanato”, refere a autarquia. 

O novo equipamento municipal conta com espaços expositivos dedicados aos produtos endógenos e irá oferecer também espaços de degustação e tertúlias vínicas.

“Em paralelo com a promoção e divulgação dos produtos locais, a Casa dos Noura funcionará também como um espaço de dinamização cultural”. 

O projeto do Centro de Mostra e Amostra de Produtos Endógenos, que resulta de um investimento de aproximadamente um milhão de euros, assentou na requalificação de um dos edifícios mais distintivos da Vila de Alijó. 

A Casa dos Noura é um solar erigido no fim do séc. XIX, com uma arquitetura ao gosto da região do Douro. Trata-se de um importante símbolo do património arquitetónico do centro histórico da sede do concelho, cuja reabilitação resultou de um compromisso entre a tradição e uma geometria contemporânea.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider