Sete carretas que integram os Jardins Nómadas em exposição na Ponte Velha, em Mirandela, foram destruídas na madrugada do passado sábado.

Em declarações ao Canal N, o vereador da Câmara Municipal de Mirandela, José Cunha, explica que os responsáveis pelo ato de vandalismo “deitaram fora [para o chão] o que seria o jardim nómada criado na respetiva carreta”.

As carretas destruídas já foram retiradas do local e vão agora ser reconstruídas novamente. Mas esta não é a primeira vez que a exposição dos Jardins Nómadas é vandalizada “já aconteceu em anos anteriores, há cerca de dois anos atiraram uma carreta para o rio”, contou o vereador.

O roubo de flores e plantas expostas em vários pontos da cidade é já também uma prática recorrente. “Neste momento, nas nossas floreiras temos manjericos, alusivos ao mês de junho e aos Santos Populares, e sabemos que já algumas delas estão praticamente vazias”, relatou José Cunha. Apesar de no final da semana estas plantas serem repostas, acontece que na semana seguinte já voltam a “existir muitas falhas”.

Segundo o vereador, já ocorreram outras situações idênticas, por exemplo, com os cravos relativamente ao 25 de abril e com os azevinhos no inverno onde “quase todos foram roubados e o mesmo aconteceu com as tulipas”.

José Cunha acredita que, relativamente ao roubo de determinadas flores, as pessoas não o façam por “má fé”, mas apenas porque “gostam e querem levar para casa ou para oferecer”, mostrando, contudo, o desagrado com o comportamento.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider