O Município de Carrazeda de Ansiães vai ampliar o Museu de Memória Rural com a construção, na aldeia de Seixo de Ansiães, de mais um Núcleo Museológico dedicado ao ofício do Ferreiro e do Ferrador.
Na página de Facebook do Município, pode ler-se que este projeto na área da musealização e turismo, tem como objetivo a preservação do património cultural material e imaterial da região.
O novo Núcleo Museológico desta vez dedicado ao oficio do Ferreiro e do Ferrador, além de albergar um vasto espólio, e de recriar uma oficina de ferreiro vai ainda abordar contextualmente aspetos relacionados com elementos patrimoniais de elevado interesse, como são os cinco núcleos de insculturas rupestres, popularmente conhecidas como “fragas das ferraduras”.
O Núcleo Museológico do Ferreiro e do Ferrador irá ainda recolher testemunhos orais e memórias históricas de lendas e orações associadas às ferraduras e sua simbologia, assim como incorporar antigas recolhas relacionadas com o saber fazer tradicional.
Aqui vão ser expostos objetos que aliados a conteúdos multimédia vão evocar essas duas ocupações permitindo ao visitante uma fácil interpretação e visualização dos materiais expostos.
Este novo espaço será o quinto núcleo temático do Museu da Memória Rural, que vem juntar-se ao Núcleo Museológico do Azeite, na aldeia da Lavandeira, Núcleo Museológico da Telha, em Luzelos, Moinho de Vento, em Carrazeda de Ansiães e os Moinhos de Rodízio em Vilarinho da Castanheira.
Trata-se de um novo equipamento museológico, com o seu principal objetivo, desenvolver a atividade turística e criar mais oferta cultural.