A vila transmontana vai viajar no tempo entre 20 e 22 de maio.
“Uma viagem aos costumes, às lendas e tradições” é o desafio lançado pela autarquia, que vai fazer uma “recriação histórica da fundação e do quotidiano mediveval da vila”, nos Paços do Concelho de Carrazeda de Ansiães, sito na Praça 6 de Abril e no Castelo de Ansiães.
O evento vai contar com um Mercado Medieval, onde os mercadores vão vender os seus produtos. “São objetivos específicos deste vento a demonstração ao vivo de costumes, artes e ofícios, bem como, impulsionar a atividade económica de artesãos, comerciantes (…) desde que a proposta apresentada se inspire na época a representar”, explica a organização.
Por exemplo, pode ler-se no regulamento que os taberneiros devem utilizar canecas de barro para servir as bebidas, assim como pratos de barro, tábuas de madeira ou ardósias para entrar no espírito medieval.
Também há espaço para o Torneio Medieval, que consiste numa competição entre lutadores nas modalidades: Pro Fight; Arma de Haste; Espada Longa; Espada e Escudo; Espada e Broquel; 5×5. “Todos os combatentes vão apresentar armaduras e armas medievais apropriadas para combate em contexto real”, refere a autarquia.
As inscrições para fazer parte da viagem medieval decorrem até 1 de maio e a candidatura deve ser formalizada por e-mail, depois do preenchimento da ficha de inscrição.
Jornalista: Rita Teixeira