O Entrudo Chocalheiro regressa já no próximo mês à aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

O ano de 2022 foi marcado pelo regresso da tradicional festa, depois de dois anos de uma paragem forçada motivada pela pandemia da covid-19, e durante os quatro dias foram cerca de 50 mil pessoas que visitaram a aldeia mais colorida de Portugal, o que contribuiu para ajudar os negócios da região. Agora está de regresso entre 18 e 21 de fevereiro, com diversas atividades.

O presidente da Associação Grupo de Caretos de Podence, António Carneiro, revelou esta quarta-feira, que este ano, no dia 17 de fevereiro, o Presidente da República irá visitar a aldeia.

A tradição insere-se nas festividades de inverno destas regiões e a história diz que os caretos de Podence simbolizavam a fertilidade numa estação do ano escura e num tempo de muita solidão nas comunidades rurais. O Carnaval era um pretexto para cometer muitos exageros e os rituais estavam ligados à entrada na primavera e à esperança das sociedades agrícolas em terem boas colheitas.

Recorde-se que os Caretos de Podence foram classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela “UNESCO” em 2019 e atraem milhares de pessoas à aldeia.

Veja o cartaz completo aqui

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Notícias relacionadas:

VÍDEO: REGRESSO DOS CARETOS DE PODENCE AJUDOU ECONOMIA DA REGIÃO

Slider