Candidaturas decorrem até 30 de setembro e podem ser realizadas online.
O Prémio Arquitetura do Douro é um concurso bienal que pretende distinguir e promover boas práticas do exercício da arquitetura realizadas na região, após a inscrição do Alto Douro Vinhateiro na Lista do Património Mundial da UNESCO.
Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte, podem concorrer “intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público”.
Lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro (RDD), o galardão destina-se a “promover a cultura arquitetónica e as boas práticas do exercício da arquitetura na paisagem” de uma região protegida como é a NUT III Douro.
“A atribuição das distinções nas edições anteriores permitem concluir que trata-se de um território dinâmico, em que as intervenções arquitetónicas têm sabido, genericamente, acompanhar as características da paisagem”, refere a CCDR-Norte.
As candidaturas da edição deste ano, arrancaram no dia 26 de abril e terminam a 30 de setembro. De referir que a principal novidade anunciada é a total digitalização do processo de candidatura ao Prémio Arquitetura do Douro. Deste modo, a partir deste ano, o processo é realizado através do Balcão Eletrónico da CCDR-NORTE.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/CM Alijó