O Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem regressa à cidade do Tua nos dias 25 e 26 de março, divulgou o município de Mirandela.
São esperados 1000 atletas em provas, com o rio Tua a voltar a ser palco da competição nacional. Até à data ainda não foram adiantadas mais informações, mas a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) refere que irá publicar brevemente as fichas técnicas da competição no site oficial da federação.
Recorde-se que, inicialmente, este campeonato tinha sido agendado para 2020 mas devido à pandemia só recebeu luz verde por parte das autoridades de saúde e segurança do concelho de Mirandela em 2021. Nesse ano, inscreveram-se 812 atletas, para participar no evento.
O campeonato nacional de Fundo é uma prova de canoagem onde os atletas percorrem a solo a distância de fundo, com extensões de 2.000, 3.000 e 5.000 metros, consoante o escalão dos desportistas. Recorde-se que, em 2022, o canoísta do SL Benfica, Fernando Pimenta, voltou a fazer história em Mirandela, tornando-se campeão pela 14.ª vez no Campeonato Nacional de Canoagem, na categoria K1. O atleta concluiu a prova de 5 mil metros em 20 minutos, 49 segundos e 41 milésimos nas águas do rio tua.
A autarquia mirandelense vê este campeonato como uma aposta no que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais, nomeadamente o espelho de água e suas áreas envolventes. Sendo que a nível económico, a realização do evento caracteriza-se pela importante alavanca para os setores da hotelaria, restauração e comércio local do concelho.
A organização do evento desportivo é uma parceria conjunta entre a Câmara Municipal de Mirandela, o Clube Fluvial de Mirandela e a Federação Portuguesa de Canoagem.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Arquivo/Canal N