No passado dia 5 de fevereiro o Clube Amador de Mirandela recebeu na Ecoteca de Mirandela (Centro Interpretativo do Território) , a Escola de Xadrez do Porto – Colégio Efanor – em jogo da 4.ª jornada do Campeonato Nacional por equipas da 3ª divisão 2021/2022. 

Esta foi a segunda vez que as duas equipas se defrontaram na presente época desportiva, após a deslocação da equipa mirandelense a Matosinhos para disputar os 1/32 avos de final da Taça de Portugal frente à EX Porto – CE C, que terminou com a vitória da equipa da casa e eliminação do CAMir dessa competição.

Neste jogo da 3.ª divisão Nacional de Xadrez, o CAMir não conseguiu um melhor resultado, tendo a equipa visitante arrecadado todos os pontos em disputa (0-4).

Em comunicado, o Presidente do CAMir, Paulo Afonso, reconhece que a equipa mirandelense pretendia um melhor resultado, mas a experiência competitiva acabou por fazer a diferença.

“Este não foi, de todo, o resultado que queríamos. Sabemos que a EX Porto – CE C tem uma equipa muito competitiva e que conta com jogadores bem classificados em termos de elo FIDE, essa experiência competitiva acabou por se fazer sentir nesta partida e terminamos com a derrota em todas as mesas, cenário que não pretendíamos”, refere. 

Apesar do mau resultado, Paulo Afonso afirma que o resultado não abala as ambições do CAMIr e que a equipa vai prosseguir a sua estratégia de formação de atletas para o futuro do clube.

“Sabíamos que esta competição é muito forte e estávamos preparados para ter jogos muito difíceis. Apesar dos resultados não serem os que todos queremos, esta participação é importante para os nossos atletas fazerem mais jogos e ganharem mais experiência, de forma a garantir o futuro da modalidade”, salienta.

“Nessa linha, este fim de semana tivemos mais uma estreia nesta competição, com a participação do Salvador Vilarinho nesta jornada. Acreditamos que é importante os nossos atletas mais jovens passarem por esta competição para, no futuro, estarem preparados para a disputar a um bom nível”, conclui.

Nesta jornada, o CAMir foi representado por Paulo Afonso, Nuno Magalhães, João Pedro Freitas e Salvador Vilarinho. 

A 5.ª jornada do Campeonato Nacional da 3.ª divisão vai ser disputada no próximo dia 19 de março, frente à Academia de Xadrez de Barcelos, em Barcelos.

Jornalista: Sara Teixeira

Slider