A instalação das armadilhas já evitou a criação de cerca de 176 novos ninhos, divulgou a autarquia.
A Câmara Municipal de Mirandela, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e do Gabinete Técnico-florestal, tem aplicado um conjunto de medidas que pretendem “minimizar o impacto da presença desta espécie invasora carnívora, predadora de abelhas e que representa uma grande ameaça para a apicultura”, explica o município.
Para combater a Vespa Velutina, têm sido colocadas armadilhas em vários pontos do concelho. A Câmara informa ainda que a “sensibilização da população e a desativação de ninhos inserem-se neste plano de ação”.
Segundo a autarquia, Mirandela conta com 25 armadilhas estrategicamente posicionadas, para garantir a segurança da população, proteger o efetivo apícola.
Ainda na mesma nota, o município partilha que desde o início da implementação deste projeto de distribuição de armadilhas já “foram capturadas 176 vespas velutinas fundadoras”.
Recorde-se que no ano de 2023, a autarquia mirandelense destruiu 161 ninhos de Vespa Velutina, vulgarmente conhecida por Vespa Asiática.
Na deteção ou suspeita de ninhos de vespa velutina deve ser comunicada à Câmara Municipal, através dos contactos telefónicos 278 200 200 ou 800 205 791 (Proteção Civil).
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Mirandela