Devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima, o aviso laranja foi alargado a todos os distritos do continente, inclusive o de Bragança, e à costa sul da Madeira.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no continente, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro estão sob aviso laranja até às 23 horas de quarta-feira.

No caso dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa, que hoje estão sob aviso amarelo por causa do tempo quente, passam a laranja às 00:00 de terça-feira, até às 23 horas de quarta-feira.

O IPMA colocou também a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 23:00 de terça-feira por causa do tempo quente, passando depois a amarelo até às 23:00 de quarta-feira. Sob aviso amarelo estão também a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo até às 23:00 de quarta-feira.

O IPMA alerta que as máximas podem atingir valores acima dos 40 graus em alguns locais. Em causa está “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”, explica o instituto.

Recorde-se que o aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Slider