A última semana de junho arrancou com temperaturas elevadas em Trás-os-Montes. Por isso, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para o perigo muito elevado de incêndio em vários concelhos do distrito.

O distrito transmontano, juntamente com Viseu, Santarém, Lisboa, Beja e Faro estão em perigo muito elevado de incêndio.

A semana começou com uma máxima de 31 graus Celsius para Bragança e uma mínima de 15, situação que se manterá durante toda a semana no distrito.

Recorde-se que durante o alerta é proibida a realização de queimada extensiva ou de aglomerado sem autorização das autarquias locais. É ainda proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito, bem como fumigar ou desinfestar em apiários, exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas, e usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Está previsto ainda para o dia de hoje céu em geral pouco nublado. O vento soprará por vezes forte no litoral e terras altas, prevendo-se uma subida da temperatura máxima.

Jornalista: Lara Torrado

Slider