O distrito transmontano e outros seis, como Guarda, Viseu, Castelo Branco, Santarém Portalegre e Faro, apresentam hoje perigo muito máximo de incêndio.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no total são 54 os concelhos do interior Norte e Centro, Alto Alentejo e do Algarve que estão hoje em perigo máximo de incêndio.

O IPMA colocou ainda em perigo elevado de incêndio dezenas de outros concelhos dos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

O instituto prevê, para esta segunda-feira, o aumento do “vento de norte/noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde e soprando por vezes até 45 km/h, com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas, em especial durante a tarde”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, devem ser tomadas diversas medidas para evitar incêndios. Nomeadamente, a proibição de fazer queimadas extensivas sem autorização e, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queima de amontoados sem autorização por comunicação prévia às autoridades.
É também proibido utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, apenas será possível se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito”.

“Fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas”, é igualmente proibido.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Slider