O Café Memória, em Mirandela, volta este sábado às sessões presenciais. Este projeto, que chegou à cidade em 2019, é um espaço de encontro para a partilha de experiências e suporte a pessoas com problemas de memória ou demência, seus familiares e cuidadores.

Mirandela foi o primeiro concelho do Interior Norte de Portugal a aderir a este projeto que tem como parceiros o Município, a Sonae e a Alzheimer Portugal. Entre novembro de 2019 e março de 2020, reunia as pessoas uma vez por mês, mas esteve parado mais de um ano por causa da pandemia.

A organização levou-o para o online, pois era necessário continuar a prestar apoio a quem tanto precisa. “Reinventámo-nos no formato online e passou a existir todas as semanas. A equipa técnica com os seus voluntários foi tentando manter algum contacto telefónico com todas estas pessoas para tentar minimizar um pouco as consequências deste isolamento a que todos fomos submetidos”, diz Marisa Fernandes, do Gabinete de Alzheimer de Mirandela, que não tem dúvidas que o isolamento provocado pela pandemia agravou as coisas.

“O isolamento foi uma situação a que nenhum de nós estava habituado, por isso também os cuidadores das pessoas com demência sentiram dificuldades neste período”, afirma.

Ler mais AQUI

Foto: Henriques da Cunha /Arquivo Global Imagens

Slider