Está confirmada a medalha de bronze para a Seleção Nacional Sub15 no Campeonato do Mundo que decorre em Vila Nova de Gaia, a primeira de uma equipa portuguesa em mundiais.
O mirandelense Bernardo Pinto (CTM Mirandela), Rafael Silva (Guilhabreu), Tiago Abiodun (Sporting) e o treinador Ricardo Faria inscreveram o seu nome da história do ténis de mesa, depois de terem chegado às meias-finais da prova mundial, nas quais perderam por 0-3 com a Rússia, esta sexta-feira (o terceiro e o quarto classificados recebem ambos a medalha de bronze).
É a quarta medalha de Portugal em Campeonatos do Mundo, a terceira em mundiais de jovens, e a primeira em equipas. Portugal tinha alcançado até agora uma medalha de prata em pares, por Marcos Freitas e Tiago Apolónia no mundial de juniores do Chile 2003, uma medalha de bronze, por Marcos Freitas e André Silva no mundial de juniores do Egito 2006, e uma de bronze por Tiago Apolónia e João Monteiro no mundial absoluto de Budapeste 2019, segundo avança a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.
Desta equipa fazia parte outro mirandelense, Rafael kong, que, ontem, regressou a casa, onde está em isolamento, devido a ser considerado um contacto de risco de um caso positivo no seio familiar.
O mundial prossegue até à próxima quarta-feira, para as competições de pares, pares mistos e individuais. Para além de Bernardo Pinto, estão em prova mais duas mirandelenses: Matilde Pinto e Mariana Santa Comba.
Jornalista: Fernando Pires
Foto da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa