O município de Bragança tinha avançado no inicio do mês que tinha intenção de encerrar o Balcão Único do Prédio (BUPi), mas afinal dá um passo atrás depois de o Governo anunciar um reforço de 10 milhões de euros, através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A autarquia transmontana informou, esta quarta-feira, que irá manter o BUPi da cidade de Bragança aberto. Recorde-se que este município não obtinha resposta do Governo para continuar a financiar o projeto, “apesar de todas as diligências e várias insistências realizadas pelo município, para que fosse encontrada uma solução de manutenção do funcionamento deste importante serviço para a população”, revela, em comunicado.
A Câmara de Bragança esclarece que através da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) “tinha solicitado a prorrogação de prazo da candidatura, que não foi aceite. Remeteu, inclusivamente, uma missiva aos Ministérios do Ambiente e da Justiça, que tutelam a Unidade de Missão responsável pela coordenação dos BUPI’s, lamentando profundamente a inoperância do Governo, perante a referida situação”.
Mas o Governo anunciou que a continuidade dos BUPi’s está assegurada e que vai abrir avisos de candidatura, sendo o financiamento elegível a partir de 1 de julho para o Norte do país.
Desta forma, Bragança manifesta a sua “satisfação por ter sido atendida a sua reivindicação, no seguimento da decisão do Governo de manutenção do financiamento do BUPI, através de verbas do PRR”, apesar de ser “uma decisão seja tardia e a solução não se apresente como a mais adequada, já que obrigará o Município de Bragança a suportar o pagamento das verbas necessárias para funcionamento do projeto, até serem concluídas as candidaturas para este novo financiamento, cujas datas de abertura ainda são desconhecidas”, explica.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Bragança/Arquivo