A partir desta sexta-feira entra em funcionamento um renovado sistema de bicicletas partilhadas “XISPA”, com novas estações inteligentes, em pontos estratégicos de utilização na cidade de Bragança. No total, são 20 bicicletas elétricas modernas, com utilização gratuita.

O município de Bragança investiu cerca de 100 mil euros para atualizar o sistema de bikesharing inteligente “XISPA”. O autarca Hernâni Dias refere que o executivo entende “a mobilidade sustentável como um passo muito importante para a preservação do meio ambiente, que deve ser uma preocupação de todos”.

Salientando que “dado o sucesso da primeira geração deste projeto, reinvestimos na mobilidade suave, através deste sistema de bikesharing gratuito. O município fez o investimento com recursos exclusivos do seu orçamento próprio, mesmo na ausência de financiamento externo, pois entendemos como verdadeiramente importante estar na linha da frente da oferta de serviços públicos vocacionados para a sustentabilidade”.

Inauguração do renovado sistema de bicicletas, esta sexta-feira, em Bragança


O projeto surgiu em Bragança no ano de 2015, e recebe agora uma atualização, com equipamentos melhorados (estações E-Bike e bicicletas), um novo sistema de utilização (com uma app para smartphones dedicada) e uma imagem renovada, sob o desígnio “Bragança #xispa comigo”.

As 20 bicicletas “XISPA” possuem autonomia entre os 40 e os 60 quilómetros (dependendo da intensidade de utilização), juntando-se as renovadas estações E-Bike de recolha/estacionamento de bicicletas estrategicamente espalhadas pela cidade (Praça da Sé, Estação Rodoviária e Campus do IPB) e com um novo sistema de funcionamento.

Para se utilizar o equipamento o cidadão terá de descarregar a aplicação e proceder à inscrição na respetiva plataforma, aceder virtualmente à estação mais próxima e selecionar uma das bicicletas disponíveis.

Depois, deve, simplesmente, desbloquear a bicicleta, fazendo scan do QR Code disponibilizado no equipamento, e efetuar a respetiva viagem. Para finalizar deve fazer o upload, através da aplicação, de uma fotografia da bicicleta devidamente estacionada e trancada. De referir que a utilização do sistema “XISPA” é grátis, com a obrigatoriedade de cumprimento das respetivas normas de funcionamento.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Bragança

Slider