O Plano de Recuperação e Resiliência prevê a criação de 50 Bairros Comerciais Digitais no país e Bragança quer posicionar-se na linha da frente para garantir uma candidatura vencedora, podendo o incentivo, a fundo perdido, chegar aos dois milhões de euros.
Em comunicado a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB) refere que juntamente com o município de Bragança está a preparar o plano estratégico e a definir o conceito para submeter a sua intenção de avançar com o projeto.
A ACISB efetuou o levantamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços na área a intervencionar, num total de 438, definida pela autarquia e que abrange toda a zona central da cidade e centro histórico.
De um inquérito feito a uma amostra de 25% dos potenciais beneficiários verificou-se que 18 % dos comerciantes e prestadores de serviços não têm presença digital ativa. “De entre os que têm presença assídua no mundo digital, 97 % usam o facebook, 37% já têm website e apenas 4,3 % usam plataformas de marketing digital”, pode ler-se.
O projeto prevê a criação de plataformas digitais e marketing digital, que pretendem aumentar a logica de eficiência e qualidade do comércio e serviços.
Os Bairros Comerciais Digitais, são populares em países como Itália e França, onde foram implementados em pequenas e médias cidades, com “ganhos significativos na competitividade e criação de uma imagem mais atrativa”.
Segundo a associação “a adesão às soluções que venham a ser criadas em Bragança não terá quaisquer custos para os empresários”.
“Os comerciantes foram já chamados para dar os primeiros contributos na definição do conceito e plano estratégico, que vai ser submetido até 30 de março”, acrescenta.
O processo vai ser avaliado, pelas entidades competentes, no prazo máximo de 60 dias e se a avaliação for positiva, nos dois meses seguintes o Município e a ACISB vão definir as ações concretas a implementar, estimando-se que, em caso de aprovação, o projeto esteja em condições de avançar no final do corrente ano.
Jornalista: Sara Teixeira // Foto: ACISB