São mais de 60 concelhos que estão, esta terça-feira, em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente. Bragança e Vila Real fazem parte da lista.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou mais de meia centena de concelhos em perigo máximo de incêndio e oito distritos sob aviso amarelo. Sendo que os 60 concelhos pertencem aos distritos de Santarém, Faro, Vila Real, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.

A previsão é que será Castelo Branco a atingir a temperatura máxima mais elevada, com 39 graus Celsius, seguindo-se de Beja e Évora com 37, Portalegre 36 e Bragança 34.

O instituto colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
Segundo o IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.

O aviso amarelo foi emitido para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de quarta-feira.

De referir que agosto já o mês com mais área ardida em 2024 e duplicou os valores de julho, segundo dados revelados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

De acordo com o relatório provisório divulgado, de 01 a 15 de agosto arderam 3.484 hectares, enquanto no mês anterior os incêndios tinham consumido uma área de 1.582 hectares. A área ardida nestas primeiras duas semanas corresponde a 44% do total da área ardida este ano em Portugal continental e que é de 7.949 hectares.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Slider