A cidade de Bragança registou uma diminuição de criminalidade em 6%, no ano de 2024, o que representa uma redução de 226 participações. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, nos últimos dez anos, os crimes registados pelo Comando Distrital caíram cerca de 25%.

O comandante, Rui Rocha e Silva, explica que os dados são resultado de ações desenvolvidas, direcionadas a locais mais problemáticos. O policiamento é destacado para zonas mais sensíveis, com potenciais ações criminosas, onde junto das comunidades, realizam-se práticas sensibilizadoras.

Os crimes mais participados são ofensas à integridade física e violência domestica, sendo que o comandante considera que houve uma diminuição nas queixas.

No último ano, verificou-se uma diminuição de burlas em cerca de 70% face ao ano anterior. Porem, houve um aumento de 6% nos crimes de ameaça e coação.

“Este esforço de contínua redução dos índices de criminalidade tem que representar um resultado de um trabalho de muita gente dos quais destaco os meus polícias, as instituições da sociedade civil e os próprios cidadãos que, cada vez mais, estão conscientes do seu papel muito mais interventivo em termos de cidadania e exercício dos seus direitos” disse o comandante.

Em 2024, foram registadas 3574 participações no distrito, sendo 1012 ocorrências em Bragança e 593 em Mirandela, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna.

Jornalista: Mafalda Morais

Slider