A autarquia anunciou, esta manhã, que dois dos eventos mais esperados para os próximos dias na cidade brigantina vão ser cancelados, devido ao elevado número de novos casos de covid-19, que o distrito continua a registar.

A X Bienal da Máscara – Mascararte que tinha data marcada entre 25 de novembro a 6 de dezembro, cancela agora algumas atividades que estariam incluídas como o Laboratório de Máscaras, o Workshop – Uma nova visão sobre a máscara e o Desfile pelas ruas e espetáculo da Queima do Mascareto.

O mesmo acontece com o evento natalício – “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” – que também se vê obrigado a cancelar pelo menos a Chegada do Pai Natal e abertura oficial, com inauguração da iluminação de Natal, o IV Trail Urbano Noturno Solidário e Caminhada, Natal a Pedalar, Concentração de Automóveis Clássicos e as 12 Badaladas, no último dia do ano.

Relativamente às outras atividades, como a Pista de Gelo e diversões, vão ser instaladas na Praça Camões, mas com medidas preventivas, nomeadamente, o controlo de entradas e saídas de visitantes, com vedação do espaço.

“O município de Bragança e as Autoridades de Saúde entendem que não estão reunidas as condições de segurança sanitária para a realização das seguintes atividades”, explica a Câmara Municipal, em comunicado, que baseia esta decisão na “recente evolução epidemiológica covid-19 em todo o território nacional e de forma particular no concelho de Bragança, com o aumento considerável de novos casos”.

Refira-se que o último boletim das autoridades de saúde no distrito indicou um ligeiro aumento de casos ainda ativos de covid-19, um total de 444 pessoas estão infetadas. Em Bragança contam-se 220 casos (198 na cidade, cinco em Donai e quatro em Nogueira).

Jornalista: Rita Teixeira

Slider