O Município de Bragança celebrou protocolos de cooperação institucional entre o Município e as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda, no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil. Este ano, os protocolos assinados representam um montante global de 442 221 euros.
“Desta forma, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança será apoiada com um total de 332 221 euros, relativos aos encargos do atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Grupo de Intervenção Permanente, do abastecimento de água às populações, do serviço com a autoescada, do serviço de busca e salvamento de animais, dos serviços prestados no apoio às atividades/eventos municipais e do serviço básico de salvamento e luta contra incêndios, nomeadamente no Aeródromo Municipal onde, diariamente, é garantido o apoio em todas as aterragens e descolagens de aeronaves, através da equipa de bombeiros de serviço permanente” refere o município em comunicado. O protocolo garante, também, a colaboração do Município nas despesas de seguros (viaturas e acidentes pessoais) e formação de recursos humanos.
Por sua vez, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Izeda será concedido um apoio financeiro anual de 110 000 euros, para atividades correntes da Associação, nomeadamente no âmbito do atendimento permanente do Serviço Municipal de Proteção Civil, do abastecimento de água às populações e dos serviços prestados no apoio às atividades/eventos municipais. À semelhança do protocolo com AHBVB, o documento assinado garante o apoio do Município nas despesas de seguros (viaturas e acidentes pessoais).
Além dos valores correspondentes aos protocolos hoje assinados, o Município assegura, também, o pagamento integral dos seguros das viaturas de serviço e de acidentes pessoais a todos os trabalhadores das duas Corporações, este ano estimados em 32 mil euros. É assumido, também, o pagamento de 50% das despesas inerentes às Equipas de Intervenção Permanente, num total previsto de cerca de 166 mil euros. Assim, no global, estima-se que o valor investido pelo Município nas duas Corporações de Bombeiros, ao longo do ano, seja de, aproximadamente, 640 mil euros (mais 100 mil euros face ao ano anterior).
Foto: CM Bragança