Uma das equipas será colocada nos Bombeiros Voluntários de Mirandela e outra na corporação de Torre de Dona Chama, informa o município.
Em comunicado, é referido que este reforço surge num trabalho partilhado entre a Câmara Municipal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC/Comando Sub-regional das Terras de Trás-os-Montes) e as Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do concelho.
O objetivo é “reforçar a prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro à população e de defesa dos seus bens e animais, assim como na prevenção e combate aos fogos rurais, a autarquia constituiu estas duas novas equipas”.
Recorde-se que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela tinha já duas equipas constituídas desde 2021, com 10 operacionais, juntando-se agora com mais cinco profissionais.
Sendo que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torre de Dona Chama verá aumentado o efetivo profissionalizado de cinco para 10 operacionais.
“Após a aprovação por parte da ANEPC, o concelho passará a totalizar 25 operacionais profissionalizados, financiados pelo município e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, específica a autarquia, na nota divulgada.
Jornalista: Rita Teixeira