A Bola Doce Mirandesa é um dos ícones gastronómicos de Miranda do Douro que está tradicionalmente associado à Pascoa e é, também, o mote para a realização da Feira que vai decorrer entre dia 6 e 8 de abril no Largo do Castelo, em Miranda do Douro.
De quinta-feira a sábado, a cidade mirandesa acolhe mais uma edição da Feira da Bola Doce, onde o ex-líbris da terra, constituído por várias camadas de massa fina recheada com açúcar e canela, estará em destaque.
Há dicas a seguir para confecionar a bola. Segundo a tradição, é confecionada com farinha de trigo, ovos, canela, açúcar, fermento padeiro, manteiga, azeite e sal e, contrariamente à maioria dos folares de Páscoa, tão típicos em Portugal, a bola mirandesa é um doce húmido.
Mas não é só da Bola Doce Mirandesa que se faz a festa. Em destaque estará também o pão, o fumeiro, os licores e os vinhos. O saber ancestral está garantido em todos os produtos característicos desta altura do ano, como o folar de carne.
É um evento que tem como principal objetivo contribuir para a divulgação, promoção e venda de produtos regionais e locais e fomentar o convívio no Largo do Castelo, com destaque para os Pauliteiros de Miranda do Douro.
Estarão também em exposição as raças autóctones do Planalto Mirandês, de referir a Raça Bovina Mirandesa, a Raça Churra Galega Mirandesa, a Raça Asinina Mirandesa e o Cão de Gado Transmontano.
Jornalista: Lara Torrado